

OLÁ,
SOU A MARIA EDUARDA
Psicóloga e especialista na área cognitivo-comportamental, conduzo e facilito processos de psicoterapia para pessoas interessadas em descobrir e desenvolver novos direcionamentos para suas vidas.
Psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, atuo com exclusividade na área de atendimentos clínicos à adultos, prezando por uma abordagem humanizada, considerando a singularidade de cada paciente.
Minha história com a psicologia clínica começou ainda nos estágios da faculdade e, desde então, minha jornada enquanto psicóloga tem o objetivo de, através do processo de psicoterapia, auxiliar cada sujeito a desenvolver a habilidade de (re)conhecer a inter-relação entre seus pensamentos, emoções e comportamentos e, com isso, adquirir autonomia para vivenciar esses processos de maneira congruente aos seus valores.
Prezo pela relação colaborativa durante o curso da psicoterapia, desta forma, alinhada aos objetivos e participação do paciente em seu processo, assumo uma postura ativa e isso significa que, sempre que pertinente, faço pontuações, questionamentos, conduzo a construção de novas perspectivas e introduzo técnicas cognitivas e comportamentais relevantes para o caso.
Atendimento psicológico
O atendimento psicológico é a área clínica de atuação do psicólogo e tem como função promover, através de sessões de psicoterapia, cuidados especializados à saúde mental, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, "saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social".
Realizo atendimentos online de acordo com a resolução n°11/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que preconiza as mesmas competências éticas e técnicas da modalidade presencial. A psicoterapia online me permite trabalhar com pessoas de todo o Brasil e brasileiros que estejam fora do país.
Terapia Cognitivo Comportamental
Popularmente chamada de TCC, esta abordagem psicológica enfatiza a importância da identificação do quê e de como pensamos diante das situações que nos são desafiadoras, assim como a avaliação da nossa reação emocional e comportamental dentro desse contexto.
Terapeuta e paciente trabalham juntos para identificar pensamentos ("cognitivo") e ações ("comportamental") que estão afetando e mantendo, direta e indiretamente, as questões que desejam ser trabalhadas na terapia.
A TCC conta com teoria e intervenções respaldadas cientificamente e apresenta sólidas evidências para tratamento de diversos transtornos mentais e demandas psicológicas.